El filósofo Olavo de Carvalho

El filósofo Olavo de Carvalho
Materiales de estudio
Idioma: portugués
Fecha de inicio: 05/09/2019
Última actualización: 05/05/24, a las 16:05
Estado: INCOMPLETO
Imagen: Falta poner los creditos.

A ciência nega a Deus?

El filósofo Olavo de Carvalho

.

"Ser odiado por uma multidão de ignorantes é o preço de não ser um deles"

Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho | Os instintos humanos

20.951 visualizaciones (4 nov. 2019)
Canal youtube: Daniel Mota
Publicado el 3 sept. 2019

A agressividade não é instinto

Se eu encontrasse o Conrad Lorens, que escreveu sobre a agressividade eu perguntaria isso para ele: Quantas pessoas você bateu? Ninguem. Quantas pessoas você matou? Ninguem. Eu diria: Que raio de instinto que jamais se manifesta? Como é possivel! Um instinto é uma necwssidade permanenta, e compulsiva por assim dizer. Nao pode ter um instinto que só aparece cada 50 anos. Essa tal da agressividade humana simplesmente ñao existe.

Existe circunstancias na quals certas pessoas agem agressivamente, e essas circunstancias sao enormemente complexas exteriormente e ainda mais complexas na imaginaçao dos respectivos personages.

Entao para voce montar uma situaçao de agressividade, você precisa de elementos cilturais, historicos, psicologicos enormemente complexos.

Se eu penso em situaçoes em que em me meti em alguma situaçao, onde eu bati em alguem, ou apanhei alguem, ou quiz bater em alguem, era tudo enormemente complicado. Tão complicado que você nem consegue reconstruir como é que você entrou em aquilo.

Pode haver, por exemplo, elementos de competiçao social. O sujeito quer te humilhar mas você não deixa.

Mesmo o violento professional ejerce aquilo pocas veces na sua vida.

Mas isso nao é instinto. E um simbolo, uma figura de linguagem.

A sexualidade não é instinto

O Dr. Freud explica tudo o que nós fazemos por meio da sexualidade. Meu Deus do céu!

Quantas veces por mes lhe ocorre um pensamento erótico com relaçao a alguma pessoa. Na maior parte dos casos, ocorre durante uma fraçao de segundo, como uma hipotesi, ameaça de possivilidad, suspeita de hipótesi, ou ameaça de possivilidade. É assim ou nao é?

As veces dá alguma coisa. Mas, meu filho, é tao complicado! Da trabalho esse negócio! Convencer a pessoa, tal, levar para um motel. Na maior parte dos casos, a coisa não se realiza, ela para na metade.

Mas que raio de instinto que é tao difícil de satisfazer.

Quer dizer que as pessoas deberiam viver numa insatisfaçao medonha, todo o mundo chorando, nao é isso. E nao estao.

Pense bem, seja sincero. Quantas mulheres você pensou em ter? E na verdade quantas realmente conseguiu? Porque que vocPe nao esta´chorando, desesperadamente, você esta rindo cinicamente, vode esta entendendo, como se nada tivesse acontecido. Se fosse um instinto, meu filho, voce estaria chorando.

Entao é porque nao é uma necessidade verdadeira. É apenas uma coisa que você pode fazer, que voce gostaria de fazer, e ponto final. Agora, depois que você já está no embalo, você já compos todo o mundo imaginaria, aquela mulher, sonhou com ela, aquilo virou um complexo causal que você nao consegue parar mais. Nao é isso? Se chega na hora num Motel lá, a pessoa já esta deitada... Para, para, para! Epa! Ai é o MacTaisson. Se a menina fala para, já nao da para parar mais. Mas não que seja instintivo.

Mas não que seja instintivo.

A razão não passa de um impulso cego? (como escreveu Schopenhauer).

E experiencia básica de Schopenhauer e uma experiencia de tipo gnostico. Quer dizer o Universo é hostil e a humanidade inviável.

Se voce entender que tudo o que ele desrta dizendo é apenas uma expressao dete sentimento de base, voce pode negar tudo. Olha. A mim nao me parece que seja tudo tao ruim.

Ou seja: tudo a filosofia do Schopenhauer é uma construçao pseudo-racional encima de uma escolha inicial. E digo mais: isso não chega a ser uma filosofia porque ela se basea numa escolha inicial enteramente não justificada. Então ela é uma elaboraçao poética.

O que é uma elaboração poética? Como falou Beneto Cloche (?) "A expressão de uma impressão". Se nao existe a critica racional das impressoes nao tem filosofia nenhuma.

Quer dizer, o Schopenhauer é sobretudo um poeta da desgraça universal. Embora ele conhecesse bem a lógica filosófica, etc, etc, a estructura da obra dele é uma estructura racional criada encima de uma impressao, uma gigantesca construçao racional que expresssa uma impressão.

Mas se você pegar essa impressao inical e perguntar: E se nao for assim?

Em literatura: suspensao da descrensa. Quer dizer voce nao faz a pergunta básica e por isso mesmo voce aceita a premissa arbitraria colocada pelo poeta, dramatrugo, etc.

E sim Romeu nao se apaixonasse por Violeta? Bom. Nao tem a peça!

E sim o mundo não for tao ruim como Schopenhauer o ve? Acabou a filosofia de S. Agora ela vale como expressao artística da profundidade que esta experiencia do irracional no mundo pode ter para um individuo. A momentos em que nós somos shopenhaurianis. Entao nao conseguiremos exprimir isso melhor do que S exprimiu. Agora: isso chega a ser uma filosofia. De maneira alguma. S é um grande escritor, um grande poeta, mas nao um filosofo.

Assim como Nietche ou ...

Eles fizeram poesia.

Débora Barbosa e Quem Manda no Mundo

El filósofo brasileño Olavo de Carvalho habla de Débora Barbosa.

123.507 visualizaciones (5 sep. 2019)
Canal youtube: Olavo de Carvalho
Publicado el 16 ago. 2019

262- Olavo de Carvalho x Terra Plana

El filósofo brasileño Olavo de Carvalho cita en su nuevo vídeo a Martins del canal Sem Hipocrisia y al Profesor Afonso de Vasconcelos sobre la polémica de la Tierra Plana / Agua Plana, Heliocentrismo...

8.854 visualizaciones (18 jul. 2019)
Canal youtube: Bruno S. Alves
Publicado el 11 jun. 2019

292 - Olavo de Carvalho | Isaac Newton e a Alquimia.

19.823 visualizaciones (4 nov. 2019)
Canal youtube: Daniel Mota
Publicado el 8 feb. 2018

Muitos cientistas modernos tinham ligações fortes com o esoterismo, ocultismo, processos alquímicos etc. Como Charles Darwin com seu livro "A origem das espécies" que tem origens esotéricas: Ver video de Olavo de Carvalho

088 - Olavo de Carvalho | Nova Era, vegetarianismo, origem esotérica da teoria da evolução

Retirado do True Outspeak 29 de agosto de 2012

130.606 visualizaciones (4 nov. 2019)
Canal youtube: Daniel Mota
Publicado el 23 feb. 2017

Curso online de filosofia: http://seminariodefilosofia.org/
Mídia sem Mascara: http://www.midiasemmascara.org/

O Brasil perante a nova ordem mundial

Aula 316 do Curso Online de Filosofia. Uma breve analise da situação brasileira atual.

831.451 visualizaciones (10 nov. 2019)
Canal youtube: Olavo de Carvalho
Publicado el 15 nov. 2015

A capacidade de perceber a anormalidade é um elemento essencial da ingenieria social.

Isso quer dizer, que em geral a população ela só percebe a anormalidade seguinte, a nova. As velhas, passou de 10 anos, acabou! Já esta estabelecida.

Um factor que nós sempre temos que levar em conta é o seguinte. Faço para voces a seguinte pergunta:

Quem hoje em dia da instrução ao povo sobre o que é certo, que é errado, o que é permitido, o que e proibido, o que é conveniente o que é inconveniente; quem são os maus, quem são os bons; quem sao os heróis, quem sao os viloes; o que que é boa educaçao, o que que é falta de educaçao; o que voce debe vestir, o que voce nao debe comer; o que voce pode falar, o que voce nao pode falar...

Quem instrue a populaçao sobre isso? Sao os jornalistas

Exclusivamente a midia.

A midia desempenha uma funçao que outrora foi desempenhada pela igreja.

Ela é educadora da populaçao. E na verdade é a única educadora. Porque? Porque os padroes dela sao automáticamente imitados na educaçao, nas escolas. A mente dos professores é formada, também, pelos jornalistas.

Eu sou testumunha ocular, quasi táctil disso, porque eu trabalhei... Editora Abril que forjaram a cabeça do professorado.

...

A uniformidade da midia foi se formando. Desde 80, 90.

O próprio fato de que a função da midia va mudando não é percebido pela população. Por qué? Porque o processo é muito longo. E entra aí o negocio da rã, você vai esquentando a agua a poquinho e a rã nao percebe.

A mentalidade comunista

Escritor chileno, Roberto Ampuero, os dois filhos dele començam a encostar na parede, (passado o tempo o interrogaram porque ele tinha apoiado o comunismo, em Chile, Cuba, Alemanha do Leste...) "Pai como é que você pode apoiar aquela porcaria!"

E ele fica assim, porque ele se reeducou na base liberal laica, ele deu aos filhos a educaçao liberal agnôstica.

E então ele tenta mostrar que havia naquilo a explicação clássica: O IDEALISMO

Mas isso é muito superficial. Você acha mesmo que a motivaçao de um jovem comunista é idealismo? Examina bem!

Eu conheci um bando de jovens comunistas, e eu passei 20 ou 30 anos pensando porque estavam metidos naquilo, porque que eu mesmo estava metido naquilo -se bem que eu fiqui por pouquissimo tempo- mas...

Examinando a cabeza de um Ze Dirceu, Rui Falcao... principalmente esses dois que eu conheci bem, nunca ouve um pingo de idealismo na cabeza desses caras. Nada. Nada! O bem de humanidade? Nunca pensavam nisso! Mais, cero!

Eles tinham odio a classe domimante, mas não tinham nemhum amor pela classe dominada. Cero. Simplesmente nao tinham esse sentimento. O mesmo que por um cachorro. E os outros, tambem não.

Agora, tinha alguns idealistas na raia miuda, no que eles chamavam de tarefero, era um nego que você manda, "vai la pichar o muro", esse pode ter. Mas não é isso o que caracteriza a militància de modo geral.

Claro que essas coisas não explicam a conduta comunista.

Uma coisa que a explica é o desejo de segurança. Você ter um grupo de referencia que te proteja. E isto é um fator forte. A construção de uma identidade pessoal baseada numa entidade grupal.

Isto é um fator importantíssimo.

E justamente neste processo é onde entra o "fingimento histérico". Para o individuo se identificar com o grupo, até quando sabe que o grupo está mentindo, ele tem que fingir histéricamente, e dai ele vai lesando a sua inteligencia profunda e imitando alguns procedimentos de mendacidade psicopática. Ele apenas imita, nao é psicopata. A maioria não é mesmo.

Entao lendo o livro do Dr. Lobachevsky (?) voce ve como a mente desse pessoal é um abismo, um negocio complicadíssimo.

O eu vai desaparecendo. Uma compressão mais profunda.

Todos eles ávidos dos bens occidentais, mas ao mesmo tempo fingindo despreso.

Idéia, roteiro, textos e vozes
A equipe de A Ciência nos leva a Deus

APOIA O PROJETO EM PATREON

Colabora com nós.

Agradecimento
Estamos muy agradecidos a Dios por haberte dado el interés y la capacidad de colaborar en este proyecto.
Que Dios te bendiga y te ayude en todo.

Volver a la home de Materiales

* * *
Ir al sitio web de Science leads to God