Marcos N. Eberlin

Marcos N. Eberlin
Materiales de estudio
Idioma: portugués
Fecha de inicio: 09/2017
Última actualización: 05/05/24, a las 20:05
Estado: INCOMPLETO
Imagen: Falta poner los creditos.
Marcos Eberlin é Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, USA. Fundou o laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas, é membro da Academia Brasileira de Ciências (2002), comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005) e atual presidente da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMASS). O único sul-americano que recebeu a medalha J.J Thomson, considerado o "Prêmio Nobel" da Espectrometria de Massas. Desde 2014 é presidente da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI).

Información sobre Marcos Eberlin en el portal
EVOLUTION NEWS

A EVOLUÇÃO É UMA MENTIRA? (con el Dr. Marcos Eberlin)

Marcos Eberlin es un científico de primera, reconocido en el mundo entero, actuando en el área de química y bioquímica. Entre sus logros científicos hay muchos premios y galardones, entre los que destaca la medalla internacional J.J Thomson, considerada el "Premio Nobel" de la Espectrometría de Masas. Otra demostración de su reconocimiento internacional está en que la reacción química de acetalización y transetalización polar en la fase gaseosa fue nombrada en su homenaje: The Eberlin reaction.

Marcos Eberlin, con su simpatía habitual y sus argumentos convincentes, continúa dando carácter y credibilidad a la Teoría del Diseño Inteligente.

Vale la pena dedicar uns minutos a ver esta entrevista del canal "Dois dedos de teologia.

El video está en portugués. De nuevo invitamos a los colaboradores del proyecto a traducir a cualquiera de las 14 lenguas que participan de este proyeto "Science leads to God". Y, si hubiere alguien por ahí :-) que entiende el portugués y domine otro idioma, será un placer contar con tu ayuda.

48.656 visualizaciones (8 may. 2019)
Canal youtube: Dois Dedos de Teologia
Publicado el 18 mar. 2019

Para situarnos en lo que es la Teoría del Diseño Inteligente, citamos la propia definición que da la Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI) en su página oficial

A teoria do design inteligente (TDI) é a Ciência de detecção –ou não– de design inteligente. Ou seja, é o estudo científico de padrões na natureza que possam referendar –ou descartar– a ação de uma mente inteligente como a causa de um efeito. A TDI é, portanto, a Ciência que propõe estabelecer quando, frente a um efeito, estamos autorizados cientificamente a inferir se a causa primeira mais provável desse efeito -o Universo e Vida- seria a ação de uma mente inteligente ou a de forças naturais não guiadas.

Veja o texto completo O QUE É A TDI?

Mostrar video

Infelizmente, erramos. Fizemos uma conclusão baseada em dados incompletos, imprecisos, sobre a vida e o universo, de que as forças naturais teriam capacidade de criar-lo

AUGUSTUS: Porque, a pesar de todas essas descobertas da Ciência, prevalece ainda na Academia a teoria de que a vida teve uma origen espontánea, se está clara a sua complexidade?

EBERLIN: Eu acredito, Augustus, que foi por culpa de um pacto, de uma posição que nós assumimos há 150 anos atras. Quando Darwin propos a sua teoria, quando ele elaborou os seus argumentos, o entendimento que nós tinhamos sobre a vida era realmente, isso sím, rudimentar, medieval e obscurantista. Nós imaginavamos que a vida, que a celula –a unidade basica da vida– era formada por uma única substancia, protoplasma, era uma gelatina.

Então imaginar naquela epoca que, realmente, a vida poderia ter surgido numa sopa, naquele caldo escaldante da sopa promordial, não era realmente muito dificil. Então argumentos foram elaborados. E nós assumimos então uma posição muito clara de que a vida tinha surgido por procêssos naturais.

E estamos a defender esta posição por 150 anos.

E cada vez mais que os dados nos falavam contra essa posição, a gente fincava o pé, cada vez mais, cada vez mais. Fincava o pé.

Chegamos a uma posição de impasse, absoluto impasse.

Então hoje a gente não quer jogar a toalha. E a gente faz de tudo para não debater, não queremos ouvir de Design Inteligente, a gente não quer falar sobre o Design Inteligente. A gente faz a propaganda mais forte, o mais incisiva possível, porque a gente tem que abafar os dados.

Mas em Ciência, nada melhor em Ciência do que um dado após o outro, um dado após o outro. E a enchorrada, a abalancha de dados, hoje, esta falando muito mais alto do que os cientistas. E os cientistas, realmente, vão ter que chegar e encarar a sociedade e, com a humildade que todos nós devemos ter, encarando essa sociedade, dizer:

'Gente! Infelizmente, erramos. Fizemos uma conclusão baseada em dados incompletos, imprecisos, sobre a vida e o universo, de que as forças naturais teriam capacidade de criar-lo'.

Del video Entrevista com Dr. Marcos Eberlin (parte 2 de 2)

Canal Youtube: Michelson Borges
Publicado el 11 ene. 2012

A panspermia.

FALTA TERMINAR DE TRANSCRIBIR.

Certamente. A panspermia mutação e seleção natural e não querendo que muitos vam associar

Primeiro: o...

o que realmente evolui e a teoria da evolução.

Francis Crick

Ele teria duas opçãos

O que ele fez? Lanzou literalmente

É realmente uma desesperação

AUGUSTUS: Você dize que é possivel detectar intencionalidade, técnicamente, científicamente. Como que é possivel isso? Como que se detecta intenção, que uma coisa foi feita de proposito, se usando o método cientifico?

EBERLIN: Varias ciências, Augustus, usam esses métodos de detecção de design, de proposito, de intenção...

A arqueologia, por exemplo, quando você ve uma peça, observa alí aquela ponta daquela frecha, o que que você ve? Puxa vida! Alguem fez isso com um proposito, com uma intenção, ele queria matar aquele bicho, então ele fez uma ponta dessa flecha afiada, ela é leve o suficiente para poder ser lanzada, então ele vai poder ficar a distancia... Então, em arqueologia a gente já usa varias estrategias, varios métodos para detecção de design.

A procura de seres extraterrestres, a gente fica analizando lá o sinal, sem padrão algum, mas se esta tocando uma musiquinha, puxa vida é um ET, está mandando um sinal!

A Ciência sabe, ela tem estrategias, ela tem metodologia. O Método cientifico é capaz de detectar a proposito, design, ação inteligente.

E é utilizando essa mesma metodologia que a Teoria do Design Inteligente analiza a vida e o universo.

E quando ela abre a caixa preta da vida, quando ela abre o DNA, quando ela abre a maquinaria da vida, o que que ela ve ali? É a assinatura química de uma mente inteligente. Quando a gente ve os 20 aminoácidos que moldam as estruturas tridimensionais das proteinas, a gente vai olhar os aminoácidos, eu como quimico vou olhar os aminoácidos, vou falar: Olha só! Olha como Ele escolheu muito bem! Os quatro ou cinco de cada classe! Isso aquí nitrogeno, Isso aqui são aminoácidos polares, anionicos! Ele criou uma escala, Ele criou todo um leque, todo um balée de forças intermoleculares para poder moldar as Suas proteinas.

Então a gente não tem accesso a Deus, mas a gente tem accesso a Sua obra. E a gente entende a Sua lógica, a gente entende como Ele arquitectou, como Ele planejou tudo, a través da Ciência. Por isso que a Ciência é uma forma de se achegar um pouco mais a Deus, porque observando a Sua obra, a gente ve as assinaturas, a gente ve padrões, a gente ve a lógica e a gente copia a lógica que está alí.

H5pP-s_DTpk

Maior Químico do Brasil diz que Evolução Química é Inviável

Canal Youtube: Inteligentista
Publicado el 14 may. 2017

Os virus e as bacterias evoluem?

Falta pie.

As Assinaturas de Deus no Universo e na Vida

Seminário: Crer é também pensar. Igreja Batista da Paz - Cuiabá - MT

17/09/2017

Falta pie.

Deus gosta de colorir. Cada estrela tem a sua cor específica.

Deus é um Deus que, alem de tudo, coloriu o universo.

Mas quando a gente não quer se render passa a crer em ...

Num debate ele defendia o macaco e eu defendia o barro.

Num dos congressos ...

O Marcos Eberlin, cita a um pensador (que era ateo), quem falou, parafraseando a Chesterton:

Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer besteira... Na Natureza, na História, na Ciência ou em Si Mesmo. Essa última eu acho, é a pior de todas. Coisa de gente cafona.
Luiz Felipe Pondé

Alguem diz: "Não creio em nada". Não é verdade.

Ou você cree em Deus o você cre em outras coisas. Cree num monte de bobagens.

A gente não cre em Deus, porque Deus é obvio demais. É obvio que Ele está.

Deus já se mostrou. A gente tem uma fe alicerçada na razão.

A gente sabe que existe.

Quando a

Qual é a primera bobagem? Você vai ter que crer no Big Bang. Toda a materia, espaço, e tempo naquela singularidade, aquela partícula primordial. E o nada, sem espaço, sem temo, toda a energia estava la dentro. De repento o nada, para nada, por nada, pega o nada e faz o tudo. Tudo estruturado, lindo, perfeito, maravilhoso e... colorido.

Quem não cre em Deus cre num monte de bobagens.

As veces a gente fica achando: creo creio em Deus, não? Creio. Ah, mas porque creo? Porque creio, nossa, as evidencias estão todas contrarias, mas mesmo assim eu vou crer em Deus.

É assim que você tem que achar? Não!

Á assinaturas claras de que un Ser que [falta texto] para que o universo fosse estavel.

La atmósfera del planeta es perfecta. Nitrógeno y oxígeno. En proporción 3 para 1.

El Nitrogeno es esencial para procêsar nuestras proteinas. Los rayos, para formar el NOx.

Complexidade irredutível

Palestra para professores de faculdade, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

05/07/2013

Falta pie.

É bom demais estar aquí. Principalmente para falar sobre a questão maior. Eu quando entrei na ciência achei que eu ia aprender química, aprender biologia, aprender tanta coisa... Eu nunca imaginei que fazendo química poderia entender um pouco sobre as nossas origens.

Veja aqui a gente está querendo saber de onde viemos. Não é? Você quer saber se realmente você é o produto daquela sopa primordial e o seu destino final e a aniquilação está aqui por acaso você foi um acidente ou se você tá aqui porque Uma Mente inteligente e consciente te fez do jeitinho que você não é lavanderia eu estou estou em busca da verdade se me provarem que eu evoluí

Você quer se enganar o você esta em busca da verdade? Eu estou em busca da verdade.

FALTA TEXTO ...

Se a minha química me demostra ....

A gente como cientista, a procura da verdade, a gente tem que pegar as evidencias, deixar a minha subjectividade em casa, o que a gente gosta, o que a gente não gosta, e concluir pela verdade.

Você é professor de uma universidade pública federal, como eu também sou, a gente é pago para procurar a verdade. A gente não é pago para chegar numa audiência como essa e falar: Gente! A teoria que eu gosto é essa. E acabou. Eu vou te dizer que foi assim. Não! Você seria injusto. Você vai fazer um ato contra quem te paga. Você não pode colocar o seu gosto, as suas opiniões. Você tem que analizar os fatos e dizer a verdade. Goste ou não. Doa a quem doer. É isso o que a gente faz em ciência.

Ciência é a busca desapaixonada e despreconceituosa sobre as verdades do universo e da vida.

E tudo o que a gente não faz hoje em ciência é isso. A gente faz uma ciência preconceituosa. Partimos do pressuposto que só existe energía e materia neste universo e a gente conclui que somos constituidos de energía e materia. A gente parte do pressuposto que as forças naturais dominam este universo, criaram o universo. E a gente chega a conclusão que foram... as forças naturais. Pode? Pode? Ciência preconceituosa? Partindo de preconceitos, de predefinições de como o universo e a vida funciona? Não. Dessa ciência estou fora.

FALTA TEXTO ...

Então a nossa luta falamos A gente esta qui porque? Você acha que eu gosto de apanhar. Eu detesto defender teorias equivocadas. Eu me recuso! Não tem razão nenhuma. Como eu posso encarar ...

A gente quer optar pela opção mais viável, pela inferencia que bata com os dados bioquímicos, físicos, biológicos...

FALTA TEXTO ...

Quais são as evidencias do punto de vista químico e bioquímico? E a partir dessas evidencias, qual é a melhor inferencia.

A complexidade irredutível

O Darwin já disse isso uma vez: "Si se pudesse demostrar que um orgão, complexo, não pudesse ser formado por modificações lentas, graduais e sucessivas a minha teoria estaria arruinada".

Darwin estava pensando sobre a vida. Mais o meu argumento hoje expande a vida. Nós vamos falar que na realidade essa complexidade que não pode ser formada a traves de processos lentos, graduais e sucessivos, essa complexidade que não se pode reduzir, ela se ve na vida? Sim. Mas ela também se ve no universo como um todo. O universo como um todo é permeado de sistemas de complexidade irredutível. E un sistema imenso, interconectado, interdependente. Uma complexidade que existe desde o seu inicio, desde o átomo[...] E se você retira qualquer coisinha, booom, o universo simplesmente se desfaz. Não que exista outro, se retira se você muda as constantes universais um pouquinho que for., você reduce

Complexidade irredutível uma característica que permeia tudo o universo e a vida

FALTA TEXTO ...

Se a gente tivesse uma maquina do tempo... uma viagem pelo tempo e vamos la no inicio ... Isso não é possível. Provavelmente nunca vai existir essa maquina...

A gente não esteve la no momento da formação do universo e da vida, mas nós temos a obra nas nossas mãos. A gente tem o universo. A gente tem a vida. E a gente sabe que o universo e a vida são o que? São efeitos. E em lógica, na filosofia, a gente sabe que todo efeito chama por uma? Causa. E a gente sabe que o universo e a vida teve uma causa. E o que em ciência estamos procurando? Uma causa conhecida. A ciência pode apelar pelos ETs? Me diga si pode. A Ciência com "C" maiúscula. A gente ja pegou um ET. Então a apelação pelos ETs noa é uma apelação cientifica

Então e gente esta em busca de causas conhecidas, e causas necessárias e suficientes. Ela tem que ter a capacidade de criar o universo e a vida.

Multi-universos? Será que é uma opção cientificamente valida?

E a gente sabe que em ciência existem apenas duas causas conhecidas

A gente sabe que todo o efeito nesse universo so pode ter tido duas causas: ou foram as forças naturais, causas naturais, o foi uma ação inteligente.

Exemplo de aquele avião da Air France que caiu, de um voo de Rio de Janeiro a Paris. Tinha um professor amigo meu, Otavo Antunes. Ele ia a passar um mes em Paris, com sua esposa e seu filho, e o avião caiu. Morreram todos. Alguém esteve la para presenciar? Não. [...] Mas tudo o mundo sabia ou tinham sido forças naturais ou uma mente inteligente. Um terrorista. O piloto. E ai todos queriam Ate que acharam a caixa preta e descobriram que uma ação pouco inteligente.

Michael Behe. Exemplo: A ratoeira.

Blogs evolucionistas refutando a ratoeira.

O que é que diz Behe? Processos lentos, graduais e sucessivos não poderiam ter formado as "ratoeiras" da vida. Você não tem que refutar a ratoeira. As refutações são da ratoeira, gente, pasmem! Você tem que refutar o flagelo bacteriano. A vida. Ai ele da o que gente? Ai ele da o exemplo desse rotor espectacular. Roda a 200.000 revoluções por minuto. É formado de 48 complexos proteicos. Se encaixa perfeitamente na membrana celular. Ele tem todas as partes de um motor construido pelo homem.

FALTA TEXTO ...

Você viu uma contrarreação ao modelo de Behe.

Uma das explicações. A vida faz uma coobitação(?), pegou as partes, tinha uma tábua, uma mola, um grampo de gravata... Gente! Você precisaria do que? Você precisaria do MacGiver.

O efeito McGiver!

FALTA TEXTO ...

Tempo de Darwin, aumento era de 400 veces,

[Falta transcribir o texto.]

As Evidências do Design Inteligente : "Do Big Bang ao Homem"

Falta pie.

Os Dilemas Ovo-Galinha: Acaso ou Design?

Falta pie.

DEBATE IMPERDÍVEL Jovem Pan : Design (Eberlin) X Darwin (Fábio)

Falta pie.

Um Deus Exibido e Exagerado

Falta pie.

O terceiro elemento da vida. Marcos N. Eberlin

Marcos Eberlin revela evidências da criação do universo

Falta pie.

Assinatura química do Criador

Como químico, estudo a arquitetura da matéria, como foram formados os átomos, as moléculas, quais são as leis que regem o mundo atômico e molecular e suas transformações. Percebo, então, em uma dimensão atômica e molecular, como Deus é realmente um Ser de suprema inteligência e elegância, o Arquiteto, o Artista sem-par. Nessa dimensão, percebo uma riqueza extraordinária de detalhes, uma arquitetura constituída das mais diferentes formas geométricas, lindas, harmônicas, periódicas, perfeitas. Como a água, com sua estrutura angular simples, mas única, que rege suas propriedades também únicas, impressionantes, e que forma lindos cristais de gelo, de um design sem igual.

Veja os átomos e o balé sincronizado de seus elétrons em orbitais. As proteínas, outro espetáculo, uma arquitetura química tridimensional e com pontos de encaixe engenhosamente posicionados que confere a essas moléculas propriedades diversas, uma eficiência extraordinária como aceleradores de reações jamais igualada por qualquer outra espécie química. Beleza, simetria, design, engenhosidade, sincronismo, ordem, linguagem e periodicidade, quantização, tridimensionalidade – são assinaturas inquestionáveis de um Deus em tudo absolutamente espetacular! Evidências que nos tornam a todos, cientistas ou não, inescusáveis.

É um delírio duvidar desse Deus e questionar Sua existência. É um devaneio não admitir Sua majestade; uma insanidade zombar de Seu poder e glória.

Ver texto completo en Assinatura química do Criador

Obituário da Evolução, de Marcos Eberlin

A teoria neo-Darwinista foi um delírio ideológico apoiado na ação de alguns procêssos naturais -seleção natural e genes e suas mutações e duplicações ocorrendo ao longo de milhões e milhões de anos- e comparações superficiais morfológicas (bicos de passarinhos e ossinhos de suas assas, por exemplo), além de argumentação retórica sobre somente o "porque" de um novo orgão e nunca o "como", pois é no como que a porca torce seu rabo na evolução. E por culpa de nossa quase ignorância sobre como a Vida é como ela funciona ao nível molecular, a argumentação fez sentido por um certo tempo, para muitos de nós, eu inclusive. Mas agora que nós -químicos e bioquímicos- desvendamos um pouco, dia após dia e dado após dado, como a Vida funciona ao nível molecular, com suas nanomáquinas fantásticas e irredutivelmente complexas -como um todo- e como a Vida é gerenciada por uma "super molécula", o DNA, e seus mensageiros, o RNA, e por um alfabeto químico semântico e aperiódico zipado e encriptado lá no DNA, com seus 3,2 bilhões de pares de bases, e os paleontologistas construíram um enorme e bem detalhado "museu da Vida", e os geneticistas desvendaram os códigos genéticos e calcularam suas taxas de incorporação de mutações benéficas e deletérias, lá descobrindo seus códigos múltiplos de inteligência sem par, como o código das histonas e o splicing alternativo, e os duons (a mais nova descoberta feita pelo geneticista John Stamatoyannopoulos que mostra um segundo código "secreto" que havia permanecido "escondido" em nosso DNA, mostrando uma inteligência ainda mais espetacular no DNA que nele tem zipado ou encriptado dois "tipos" diferentes de informação dentro do mesmo alfabeto químico), e descobriram também também a ação quase nula de santa loira -a seleção natural- sobre nosso genoma, e tudo mais, o delírio se desfez, como uma miragem no deserto.

“Essencialmente, o artigo trata da seguinte questão: Se poderia ser D ou L, por que L, então? E aí, ao encontrarem um pouquinho mais de L do que D em meteoritos, eles assumem que o pequeno excesso de L poderia ter induzido a vida a escolher a forma L. Ok, sugestão válida... Mas o buraco, nessa questão, é muito, muito, muito mais embaixo, um abismo embaixo. Não basta tentar explicar somente por que D e não L. Temos que explicar, na realidade, o grande enigma da vida, que não é esse. Qual seria, então, esse enigma? Como a vida se iniciou, em um procêsso não guiado, somente com um tipo de aminoácido, independentemente de ser D ou L? Como a vida, antes de ser vida, conseguiu desenvolver as maquinarias necessárias para separar e selecionar um dos tipos de AAs, e para todos os 20 AAs (19, na realidade, pois um não é quiral) que entram na receita de proteínas? Como, se procêssos naturais não guiados formam – nós sabemos hoje – uma mistura equivalente dos dois, 1:1, racêmica? Como, se cientistas em seus laboratórios, quando preparam AAs, formam misturas racêmicas? E como, levando em conta que cientistas, usando toda a sua imaginação, habilidade e inteligência, raramente conseguem grandes excessos enantioméricos (ee)? Isso porque se sabe que um só AA na orientação errada entrando na composição de uma proteína destruiria a função dela. Torceria a proteína para o lado errado, um veneno para a vida! Caos completo. Um bilhão de anos para formar uma; dois bilhões para formar duas; e a vida precisaria de várias e várias e ao mesmo tempo.

“Essas são as verdadeiras questões para as quais até hoje não encontramos respostas. Esse é o grande enigma da vida! O enigma da homoquiralidade dos seres vivos. Na verdade, é só metade do enigma, pois sabemos que os açúcares que constituem o DNA e o RNA também são quirais, e da orientação oposta à dos AAs. Os açúcares são enantiomericamente puros também, e da forma D. Para ser capazes de enovelar corretamente o DNA em uma dupla hélice. Ou seja, a maquinaria do LUCA (a primeira forma de vida, last universal common ancestor), para iniciar a vida neste planeta antes de a vida estar nele operando teria que saber reconhecer, separar e selecionar AAs do tipo L e açucares do tipo D. Dois ‘milagres’ simultâneos da evolução química, com os quais, abismados e boquiabertos, nos deparamos quando conseguimos, nós os químicos e bioquímicos, entender como a vida funciona em nível molecular. Com suas maquinas, seus ‘amazing rybosomes’, como a prêmio Nobel de Química, a profa. Ada Yonath, nos falou e nos mostrou em um vídeo de tirar o fôlego, aqui no Instituto de Química da Unicamp, em uma palestra. Os ribosomos, robôs moleculares com mãos, cabeça, cérebro. Como as kinesinas, com suas ‘pernas’, que andam através das rodovias moleculares de nossas células e que dependem de moléculas enantiomericamente puras para terem formas corretas, tridimensionalmente corretas. Um espetáculo de engenharia química e eficiência sintética! Design absolutamente perfeito, e de uma inteligência inimaginável. Sintese enantiosseletiva 100% eficiente. Maquinaria que faz e reconhece coisas que nós, cientistas, temos imensa dificuldade de fazer e reconhecer.

Ver lexto completo:
Marcos N. Eberlin é, desde 1982, Professor doutor titular da Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Purdue University, Estados Unidos, e orientou diversos mestres, doutores e pós-doutores. Entre as pesquisas realizadas por seu grupo, destacam-se os estudos de reatividade de íons na fase gasosa, que levaram à descoberta de vários novos íons e novas reações com diferentes aplicações analíticas e sintéticas. Uma dessas reações hoje leva seu nome: Reação de Eberlin. Membro da Academia Brasileira de Ciências Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (Campinas, São Paulo)

Eberlin explica el porque de la doble élice del ADN

A ciéncia explica que existe a dobla élice. Mas você já se perguntou o porque?

Porque la doble élice del ADN crea un criterio de selectividade, un criterio espacial. Dentro da doble élice existe un espacio de 25 Amstrons e esses 25 Amstrons são esseciais para a integridade do codigo da vida. Por que? Temos 4 bases nitrogenadas. Duas bases são de dos aneis, duas bases tem um único anel heterocíclico. Então, o que acontece? Em 25 Amstrongs, o que é que você consegue encaixar là? Se você tenta colocar duas bases com dois aneis, não tem espaço. Se você coloca duas bases com um anel só, o espaço é grande demais, elas não se comunicam. É o primeiro grande criterio de selectividade da vida. A dupla elice do dna e essencial a integridade do codigo porque ela garante o grande e principal criterio de selectividad: bases nitrogenadas de 2 aneis iram interagir com bases nitrogenadas de 1 anel

Uma informação semática, aperiódica, mas extremamente funcional para a vida.

Adenina e Guanina: 2 aneis. Timina e Citosina: 1 anel
Agradecimento
Estamos muy agradecidos a Dios por haberte dado el interés y la capacidad de colaborar en este proyecto.
Que Dios te bendiga y te ayude en todo.

Volver a la home de Materiales

* * *
Ir al sitio web de Science leads to God